História


image


OLÁ,

NÓS SOMOS O COLETIVO ERROR 404

HISTÓRIA:


O Coletivo ERROR 404 surge como forma de resistência do teatro feito na periferia do extremo leste da cidade de São Paulo. O grupo, formado por jovens artistas moradores de Cidade Tiradentes a partir da oficina de Teatro do Programa Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, inicia suas atividades cênicas no território no primeiro semestre de 2016, ainda sem nome definido.

Durante o processo de criação artística no Programa Vocacional, com a artista-orientadora Michelle Lomba, o grupo tateia alguns experimentos cênicos: “A Bíblia” (abril-2016), uma crítica social a partir da intolerância religiosa imposta pela igreja; “Maracuteando no Parangolé” (maio-2016), experimento cênico que tem como proposta resgatar a memória de Cidade Tiradentes a partir de uma criatura mística que dança ao som de toques de maracatu; “Marias Silenciadas” (maio-2016), que fala sobre feminicídio e violência doméstica; e “Vida em Vidas” (julho-2016), onde relata cenas de abusos psicológicos e físicos dentro de um relacionamento abusivo. Todos esses experimentos foram apresentados nas dependências e arredores do CEU Inácio Monteiro e nos eventos CEMOV - do Programa Vocacional - e Virada Sustentável, promovido pelo próprio CEU e subprefeitura de Cidade Tiradentes, juntamente com o Projeto 1ª CENA do Instituto Usina dos Atos.

Em julho de 2016, o Coletivo inicia um novo experimento cênico, tendo como norte de pesquisa e estudo o crescimento alarmante em casos de suicídio entre adolescentes e jovens universitários no mundo. Surge assim: “4.48” (estreado em setembro-2016), uma dramaturgia corporal coletiva inspirada no texto “4.48 Psychosis (Psicose 4h48)” da dramaturga inglesa Sarah Kane (1971 - 1999). O Coletivo adota o nome ERROR 404 a partir deste processo.

4.48” teve apresentações entre 2016 e início do ano de 2017, tendo passado pelos equipamentos CEU Inácio Monteiro (especificamente no Teatro Cássia Eller) e Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, sendo esta como participação no 2º Encontro de Núcleos Teatrais da Cidade Tiradentes e Região, da Companhia Grama Verde de Teatro, além de continuar circulando pelo bairro com os experimentos cênicos anteriores criados a partir das vivências do Programa Vocacional. Desde então, o Coletivo vem se aprofundando em temas sociais-políticos, buscando sempre dialogar com o jovem periférico, sua realidade e seu entorno.

No final do ano de 2017, o Coletivo começa a dar início na criação de seu primeiro espetáculo teatral inédito: “Pule ou Ocorrência às 4h48”, sendo este contemplado no ano seguinte pela 15ª Edição do Edital VAI-I 2018 do Programa VAI (Programa de Valorização de Iniciativas Culturais), com texto original de Dan Claudino, artista fundador do Coletivo, inspirado nas obras de Sarah Kane.

Em 2018, o Coletivo foi convidado para dois festivais, o 1º Festival de Teatro de Cidade Tiradentes no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, apresentando uma leitura dramática do texto “À Deriva”, cedido gentilmente pelo autor Douglas Lobo; e na 4ª Edição da FLICT - Festa Literária de Cidade Tiradentes, onde estiveram em uma ação em prol ao Setembro Amarelo, apresentando a leitura dramática do texto “Pule ou Ocorrência às 4h48” juntamente com uma roda de conversa sobre depressão, cyberbullying e suicídio no CEDESP Estação do Saber e na E. E. Jorge Luís Borges, ambas localizadas na Cidade Tiradentes. Nesta última atividade, o Coletivo ouviu relatos corajosos de jovens e adolescentes sobre suas realidades e dores a respeito de depressão, bullying e até tentativas de suicídio. Com esta ação, estes jovens se sentiram acolhidos e puderam partilhar e criar relações entre si para além do pátio da escola, no qual solicitaram ao Coletivo para que esse trabalho fosse feito novamente. Foi um diálogo de jovem para jovem. Teve troca, olhar e escuta. O trabalho dentro desses espaços, além do palco do teatro, faz sentido e é extremamente necessário. A partir desse processo, o Coletivo trabalha hoje em uma trilogia sobre saúde mental, processo de morrência e auto estima juvenil periférica.

Em dezembro do mesmo ano, o Coletivo, em parceria com o Coletivo Causos Reais, grupo de teatro de Cidade Tiradentes, promoveu a ação social “Não Vão Me Matar Aqui Nem Em Lugar Nenhum”, um alerta referente aos frequentes ataques homofóbicos e transfóbicos dentro dos espaços públicos de cultura.

Pule ou Ocorrência às 4h48” estreou em abril de 2019 na Oficina Cultural Alfredo Volpi, em Itaquera, e teve apresentações no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, além de apresentações virtuais (devido a pandemia do Novo Coronavírus) no ano seguinte no Centro Cultural da Vila Formosa e nas redes sociais.

Nos anos de 2020 e 2021, o Coletivo lançou seu primeiro filme “Pule ou Ocorrência às 4h48”, uma versão em vídeo do espetáculo de mesmo nome; participou do lançamento da Biblioteca Digital do Instituto Usina dos Atos, onde compartilharam sobre o processo de pesquisa do grupo e apresentaram um trecho de “Pule ou Ocorrência às 4h48”. Estiveram também como convidados no evento Minutas_15 do Coletivo Calcâneos, onde apresentaram um vídeo de “4.48”.

Em março de 2021, o grupo inicia a dramaturgia do segundo espetáculo da trilogia sobre saúde mental: “Desconexão Entre Objetos, Corpos e Almas”. O espetáculo tem previsão de estreia para 2023.

O Coletivo ERROR 404 atualmente é formado pelos atores Dan Claudino, Davi Claudino, Alice Santiago, Dan Elias e Giovanna Cecchi, todes LGBTQIAP+ e residentes de periferias da cidade de São Paulo. O grupo vem buscando dar continuidade às suas ações culturais no bairro de Cidade Tiradentes e outros entornos na busca de seu aperfeiçoamento artístico e fortalecimento da produção cênica, juvenil e periférica.

Currículo:
▪️ 2016: A Bíblia (Experimento Cênico)
▪️ 2016: Maracuteando no Parangolé (Performance)
▪️ 2016: Marias Silenciadas (Experimento Cênico)
▪️ 2016: Vida em Vidas (Experimento Cênico)
▪️ 2016-2017: 4.48 (Experimento cênico) 
▪️ 2018: À Deriva (Leitura Dramática)
▪️ 2018: Não Vão Me Matar Aqui Nem Em Lugar Nenhum (Performance)
▪️ 2019-2020: Pule ou Ocorrência às 4h48 (Espetáculo Teatral)
▪️ 2020: Pule ou Ocorrência às 4h48 (Filme)
▪️ 2023: Desconexão entre Objetos, Corpos e Almas (Espetáculo Teatral)

CONTATO:

Formulário para contato
E-mail: coletivoerror404@gmail.com

ACOMPANHE:

SP Cultura
Facebook
Twitter
Instagram
Flickr
YouTube
Vimeo

INTEGRANTES

ENTRE EM CONTATO
(11) 95859-0424/42
Tratar com Dan ou Davi
Cidade Tiradentes - São Paulo, SP